Notícias

Está chegando a hora! Desfiles das Escolas de Samba de Venâncio Aires começam amanhã

21/02/2020 às 14h02min

A maior festa popular ao ar livre e de expressão cultural está prestes a começar. Será a partir do som da sirene, do choro e lamento da harmonia de cordas, dos redobres de chamada dos repiniques, dos movimentos sincopados dos tamborins e do grito de guerra dos intérpretes que a Folia de Momo anunciará o início do Carnaval 2020.


Da concentração à dispersão, são aproximadamente 400 metros de área de desfiles na Rua Grande, onde as cinco Escolas de Samba de Venâncio Aires, desfilarão para um público estimado de 20 mil pessoas, segundo a Secretária de Cultura, nas noites de sábado, 22, e segunda-feira, 24, a partir das 20h30min.


Estrutura e Logística
De acordo com o Secretário de Cultura, Henrique Maciel da Silva, a partir das 15h de sábado, 22, o trânsito na Rua Osvaldo Aranha terá bloqueios nas vias de acesso a partir da Rua Condé D’eu até o início do Calçadão, esquina da Rua Jacob Becker. “Desta forma, não será mais permitido o acesso de veículos, apenas saída. A partir das 16h, serão colocadas grades de contenção para demarcar o espaço de desfiles e áreas para o público em geral”. Ao final dos desfiles da primeira noite, o trânsito volta a ter o seu fluxo normal. Na segunda-feira, 24, o bloqueio é retomado seguindo o mesmo horário da primeira noite desfiles.


Ordem de Desfiles

Uma verdadeira integração e inclusão de culturas, mistura de cores, musicalidade, breques e claro, muito samba-enredo. As cinco Entidades Carnavalescas que compõe a Liga do Samba de Venâncio Aires (LISVA), apresentarão temas-enredo de variadas contextualizações históricas.


Sábado, 22/02, a partir das 20h30min.

Acadêmicos do Samba Négo
Imperatriz Cultural
Malandros do Ritmo
Fiel Tribo Guarani
Unidos da Vila Freese

Segunda-feira, 24/02, a partir das 20h30min.

Unidos da Vila Freese
Fiel Tribo Guarani
Malandros do Ritmo
Imperatriz Cultural
Acadêmicos do Samba Négo


Temas-enredo

Cada agremiação apresentará temas-enredo com narrativas que abrangem os mais variados assuntos e conotações históricas, levando em consideração, por exemplo, a preservação do meio ambiente, a importância do meio rural, os ritmos que embalam a vida cotidiana, trechos da estória do negro e a pesca e, o fabuloso mundo da fantasia. Tudo com muita criatividade e amor pela arte popular.


Acadêmicos do Samba Négo
Tema-enredo: “Em se plantando tudo dá! A força e a importância do meio rural.”


Imperatriz Cultural
Tema-enredo: “O mundo da fantasia.”


Malandros do Ritmo
Tema-enredo: “Nesta Festa Colorida, Malandros Dançam a Vida.”


Fiel Tribo Guarani
Tema-enredo: “Ciclo do Lixo: O Gari é o protetor do Planeta.”


Unidos da Vila Freese
Tema-enredo: “A chegada do negro no pais e o pescador.”


Corte Oficial do Carnaval 2020

Para abrilhantar as noites de desfiles, as Majestades do Samba, a Corte Oficial do Município estarão presente acompanhando as Escolas de Samba e interagindo com o público que prestigiará o evento. A corte atual é formada pelo Rei Momo Valdir Ferreira, pela Rainha Karolen Neves Abreu, tendo como primeira Princesa Karolain Vogt Xavier e como segunda Princesa, Rauane Andriele Henn.


Além do quarteto da Folia, pela primeira vez o carnaval de rua da Capital Nacional do Chimarrão terá a presença da Corte Mirim. A Rainha é a Marieli da Silva, a segunda princesa é Ana Luíza Parckert e Rayanne dos Santos Menezes é a primeira princesa.


Estará presente também, a Corte Adulta do Interior composta por Taliana Beatriz da Silva (Rainha), Alícia Anália Wenzel Caetano (Primeira Princesa) e Tatiana Luize da Silveira (Segunda Princesa). E a Corte Infantil do Interior formada por Lunara Lopes de Mello (Rainha) e as princesas Bruna Yasmin Ullmann e Andressa Luiza Scheneiders Henn.


Comércio

Serão 11 pontos de vendas de alimentos e bebidas autorizados pelo Departamento de Fiscalização e Posturas da Prefeitura. Estes ficarão distribuídos nas vias adjacentes que dão acesso à Rua Grande. Os Agentes de Fiscalização realizarão vistorias em toda a extensão do trecho de desfiles coibindo àqueles que não estão cadastrados.


Segurança Pública

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Dário Martins, “o efetivo da Brigada Militar receberá reforço do Comando Militar do Vale do Rio Pardo para as duas noites de desfiles. Além disso, haverá também o reforço através de uma equipe de segurança privada para garantir a ordem e o andamento do evento”.


Trânsito

Os Agentes de Fiscalização de Trânsito do Município estarão circulando no entorno da área de desfiles e realizando rondas nas vias laterais para coibir possíveis atos de vandalismo e demais situações e ocorrências.


Saúde e higiene

A Secretaria de Saúde estará com um ponto de atendimento na Travessa Pastor Menzel, na Praça Evangélica. Haverá uma ambulância com equipe de enfermagem para atendimentos rápidos e de urgência, caso seja necessária a remoção tanto para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Neste mesmo ponto serão distribuídos preservativos, também. Outro fator importante são os 47 banheiros químicos espalhados também nas ruas laterais.


Troféu Rua Grande

Uma novidade irá valorizar o trabalho, empenho e dedicação de destaques e demais pessoas que se doam pela arte. Verdadeiros personagens da folia que nada recebem em troca, exceto confetes, serpentinas e o aplauso do público.


Com esse intuito a Liga do Samba de Venâncio Aires (LISVA) promove o Troféu Rua Grande, uma ação interativa onde o público presente poderá participar, bem como, um com júri-técnico que estará presente nas duas noites de desfiles, avaliando os melhores em 11 quesitos: Comissão de frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-estandarte, Casal de Passistas, Alegorias, Samba-enredo, Fantasia, Rainha, Bateria, Tema-Enredo e Harmonia. A premiação ocorrerá em março deste ano, ainda sem uma data definida.


O Carnaval 2020 é organizado pela Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva), Secretaria Municipal de Cultura e possui apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo Federa.


Créditos das fotos: Arquivo AI PMVA

Créditos dos textos: Leandro Osório

Fonte: AI PMVA

buscar