Notícias

Família rotária promove bate-papo com candidatos à Prefeitura de Venâncio

29/10/2020 às 11h18min

Ocorreu na noite desta quarta-feira, 28, uma reunião aberta do Rotary Club Satélite Venâncio Aires Novas Gerações de forma concomitante à um evento especial: um bate-papo com os candidatos à majoritária do município: Jarbas da Rosa (PDT) e sua vice Izaura Landim (PDT); e Giovane Wickert (PSB) com seu vice Celso Kramer (PTB). Na ocasião, estiveram presentes ainda demais membros da família rotária, como o então Presidente do Rotary Club Satélite Venâncio Aires Novas Gerações, Fábio Wille; o Presidente do Rotary Club Venâncio Aires e também ex-Governador Distrital, João Moacir Ferreira; o Presidente do Rotary Club Chimarrão, Fernando Heissler; o Presidente do Rotaract, Gustavo Schmachtenberg e a Presidente do Interact Rafaela Mohr.


A atividade teve como objetivo trazer à público e principalmente à família rotária os planejamentos de cada candidato de Venâncio Aires, levando em consideração também que os Rotary’s trabalham em conjunto com a gestão municipal na execução de diversos projetos e demandas importantes para as comunidades, que são atendidas pelos clubes de serviço. O formato do evento ocorreu como um bate-papo, em que cada candidato teve a sua vez e um tempo de aproximadamente meia hora para responder duas perguntas de cada área que foi discutida: turismo, mobilidade, infraestrutura, segurança, saúde e educação. As perguntas foram elaboradas pelos membros da família rotária e sorteadas para cada candidato. Eles também tiveram tempo para fazer sua apresentação e encerramento.


Importante destacar que o evento teve todos os cuidados relacionados ao Covid-19, com aferimento de temperatura e limpeza dos calçados na entrada, bem como a disponibilização de álcool gel e o uso da máscara.


O presidente do Rotary promotor da noite, Satélite Novas gerações, Fábio Wille, conta que o evento foi positivo, cumpriu com o que esperavam e que as informações serão também disseminadas aos companheiros de toda família, afim de debaterem os planos de cada candidato. “Sabemos das dificuldades das gestões das administrações municipais, o intuito de trazer a família para fazer questionamentos e tirar dúvidas gira em torno do assistencialismo e do atendimento às comunidades vulneráveis, e como muitas são administradas por Rotary’s, serviu para sabermos o que será feito a essas instituições. Sabemos que eles têm que seguir planos de governo e que os recursos são destinados, mas tentamos tirar todas as dúvidas, foi uma noite produtiva e é sempre bom fazer um bate-papo com mais ideias e projetos, sem os ataques que vemos nos debates”, ressalta Wille.


O primeiro a fazer seu pronunciamento foi o candidato Jarbas da Rosa, com seus ideais e planos de governo em conjunto com a candidata a vice prefeita, Izaura Landim. Para ele, o momento foi importante para levar as propostas e planos de governo à família rotária e principalmente para Venâncio, e finalizou se colocando à disposição seja em eventos ou nas redes sociais. A vice, Izaura relata o suporte que vem dando ao Jarbas e que com certeza estão afinados com os mesmos ideias para fazer uma linda gestão, caso eleitos. “A encruzilhada é no dia quinze, somos pessoas que queremos o bem de Venâncio, se doar sem pensar a quem, é o nosso lema. Não vamos conseguir mudar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte, com certeza tendemos a crescer, se desenvolver e criar um futuro melhor”, fala Jarbas.


Após, seguindo o bate-papo foi a vez do candidato Giovane Wickert, que tem como vice Celso Kramer. Wickert relatou a familiaridade que tem com os Rotary’s, pois sua história no movimento já é longa. O momento foi de discutir políticas públicas importantes e de interesse da comunidade, também pelo viés social e econômico. Finaliza complementando que essa interação comunitária é fundamental para a superação das dificuldade do município e a busca pelo equilíbrio. Kramer, por sua vez, fala que como vice apoia o prefeito nos eventos para que estejam afinados e completa dizendo que fazem isso com tranquilidade, se dividem quando necessário e ficam juntos em compromissos importantes, pois agora o momento é de trabalho, mostrando propostas para que vençam as eleições. “Queremos difundir nossos planos para que os eleitores façam a melhor escolha. A nossa experiência tem que estar a serviço da comunidade nesse momento tão difícil. É importante também a sintonia com o governo estadual e federal, fundamental para os investimentos. Venâncio tem sorte por ter dois candidatos preparados e com muitos projetos, mas encerro dizendo que Prefeito tem que ter atitude e resiliência”, diz Giovane.


Confira como foram as respostas de cada candidato para cada área:

Jarbas da Rosa – Coligação Aliança pelo Desenvolvimento (PDT, MDB, PSD, PSC, PSL, Republicanos e Cidadania)


Educação: Na área, o candidato foi questionado sobre a evasão escolar após a pandemia e contou que o fato acontece principalmente com comunidades carentes, onde os pais tem dificuldades de trabalhar e sustentar a família. Também, menciona que a educação passa pela tecnologia, com isso vai procurar ajuda de financiamento de internet para famílias de baixa renda, o que contribui na continuação dos estudos híbridos. Juntamente, falou da valorização da estrutura das escolas com salas de informática e da qualificação dos profissionais professores nessa área.


Turismo: Sobre a temática, a questão girou em torno da Fenachim e o candidato ressaltou a importância de incentivar a festa cultural e trabalhar forte a parte turística dela. Pretende junto às entidades atuar lado a lado na festa, usando menos o governo e mais a sociedade e os empresários. Sobre a região rural, quer trabalhar o turismo com profissionalismo, destacando a gastronomia, marketing e o ciclismo praticado nessas áreas. Garante também o apoio da administração municipal em pavimentações asfálticas, internet e telefonia de qualidade.


Infraestrutura: Na categoria, Jarbas destacou a dificuldade que o município vem passando na geração de empregos e renda, por isso buscará investir nos pequenos e médios empreendedores para qualificação de mão de obra. Sobre a área rural principalmente a evasão rural de jovens, conta que o jovem precisa de incentivo e valorizações, como educação de qualidade, luz trifásica, internet e telefonia móvel.


Segurança: Falou sobre o aumento de furtos e arrombamentos que vem ocorrendo na cidade e traz uma verdadeira insegurança ao município. Com isso pretende atuar com as forças públicas da cidade, dando apoio à Brigada Militar e condições de monitoramento 24h nas câmeras. Sobre as altas velocidades nas vias da cidade e interior, comenta que já existem meios de controle, como redutores de velocidade e fiscalizações, por isso não pretende avançar na área punitiva e sim na educação do trânsito, de forma contínua com crianças.


Mobilidade: Com o fluxo de veículos cada vez maior no município, o trânsito se torna um verdadeiro desafio, principalmente em horários de pico. O candidato Jarbas tem como planos desafogar o trânsito e facilitar o escoamento de veículos, trabalhando com engenharia de trânsito qualificada, estudando os casos e não com achismos. “O objetivo principal é começar a trabalhar o mais urgente possível, não podemos nos enrolar por mais quatro anos”, conta.


Saúde: Comenta ser um assunto importante para todos, e nesse ano ainda mais. Jarbas trouxe esperanças aos eleitores falando que a saúde do município tem solução, quando melhor gerenciada, fiscalizada e tratada com respeito, “o orçamento pode ser limitado, mas com honestidade e transparência se consegue desafogar a UPA e hospital, superar a falta de médicos e a demora das cirurgias”.


Giovane Wickert – Coligação Unidos Por Todos (PSB, PTB, PSDB, PP, DEM e PL)


Mobilidade: O candidato falou sobre a revolução da internet e que nos próximos anos tende a ser ainda maior. Sendo assim, é peça fundamental, principalmente para o desenvolvimento do interior e distritos. O acesso à tecnologia e telefonia, e a busca por sinal de internet com empresas estão nos planos de Giovane para seu próximo mandato.


Segurança: Wickert destaca o investimento feito nas câmeras de vídeo monitoramento do município, as novas e as recuperadas, afirma que todas funcionam perfeitamente e isso raramente já havia acontecido. Conforme Giovane, o que ainda precisa ser melhorado é a interação das câmeras com a Brigada Militar e a Secretaria de Segurança Pública. Também, um dos desejos é implantar a guarda municipal e o cercamento eletrônico regional, por isso reforça a importância de continuar na liderança de Venâncio Aires.


Infraestrutura: O atual prefeito relata que com a crise que já estava instalada, foi ainda pior agora na pandemia, também pelos enfrentamentos de enchentes e secas. Porém conta que a limpeza do município é muito elogiada por visitantes, que pretende melhorar também a estrutura da saúde e educação. Pedreiros foram contratados para execução de trabalhos e equipes de limpeza e pintura continuam melhorando o aspecto da cidade.


Turismo: Agora na pandemia o turismo rural se desenvolveu muito, consequência da atenção que conseguiram dar para os destinos: na Rota do Chimarrão, com letreiros colocados; na serra com o Mirante, onde foi melhorado o acesso na via e no Cerro do Baú com pequenos incentivos e sinalização. Falou também do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o único no Vale do Rio Pardo e Taquari, como uma porta de entrada ao turista. “Queremos consolidar o que já está sendo feito na parte dos eventos, o incentivo aos festivais como do Balonismo, o Arraial Solidário, a Feceva, Festival do Churrasco e Chimarrão, a festa religiosa de São Sebastião e também os eventos de viés esportivo e tradicionalista”, fala Wickert.


Educação: Pretendem zerar o déficit nas escolas infantis no próximo mandato. Conta que buscou recursos para a construção de instituições e a geração de mais vagas. Houve também a compra de um terreno para a EMEI Closs ser retirada da área de alagamentos; espera-se a finalização da construção da EMEI no bairro Xangrilá, que terá ainda mais vagas e completarão com a compra de vagas no setor privado. Juntamente, explica que o profissional da educação também foi mais valorizado, com vales refeição e feira, reconhecimento de férias coletivas e aumento de profissionais na direção escolar. Finaliza a fala destacando que é o primeiro Prefeito a bater ponto junto com toda equipe, por isso busca dar o exemplo para também cobrar de seus servidores.


Saúde: O candidato fala da importância do Rotary ter ajudado a manter as nascentes do Arroio Castelhano, já sendo 15 delas recuperadas. Foram feitos investimentos em saneamento e recursos foram destinados para recuperação de nascentes e a cloração de resíduos no interior. A limpeza de galerias também foi importante para evitar as cheias que eram frequentes no município. Conta também sobre um dos maiores projetos do seu mandato, a UTI neonatal que já possui mais de dois milhões em conta a serem investidos em estrutura e equipamentos em um setor no hospital, já separado para receber a UTI. “Eu me comprometo na realização da UTI neonatal, será uma das primeiras atividades. A pandemia adiou o sonho mas não desistimos dele. Queremos e vamos fazer, ela é fundamental, traz especialistas e pediatras, e as mães vão se sentir mais seguras. Vamos garantir a vida das pessoas e famílias que dependem somente do SUS, temos que fazer bem feito, a começar pela saúde”, finaliza o candidato Giovane.


Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio

Fonte: Portal Guia Venâncio

buscar