Notícias

Mapello em parceria com a Calçados Beira-Rio traz geração de renda para o município

05/12/2020 às 09h49min

Desde o mês passado, Venâncio Aires conta com mais uma opção no setor calçadista para os trabalhadores: a Mapello Calçados, que estabeleceu sua sede nas margens da rodovia RSC-453. A empresa funciona em regime sistemista com a Calçados Beira-Rio e está em operação com aproximadamente 30 funcionários.


De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, já era desejo desde o final do ano passado a possibilidade de trazer uma unidade da Calçados Beira-Rio para o município. E após o episódio do incêndio, o município se colocou à disposição para todo tipo de auxílio que fosse preciso. Após alguns meses, quando retomaram os pedidos, conta Soares, que a Beira-Rio entrou em contato para que apoiassem uma nova iniciativa: trabalhar com empresas terceirizadas no modelo de atelier, que geraria de 200 a 250 novos empregos em cada atelier posicionado em lugares estratégicos e que teriam como ponto de partida a visão de produção da Beira-Rio.


Venâncio tem mão de obra, tem local e tem condições de receber de três a quatro ateliês estruturados na região”, enfatizou Soares para a vinda de um ateliê para Venâncio. Após, entraram em contato com os proprietários da Mapello e auxiliaram na negociação. Depois da instalação foi feito um pedido um incentivo, encaminhado pelo Executivo para o Legislativo e aprovado pelos vereadores na noite da segunda-feira, 30, após requerimento de urgência solicitado pelo Vereador Nelsoir Battisti.


A volta do polo calçadista

Soares fala ainda que a nova gestão, que assumirá em 2021, pode dar continuidade para a vinda de mais ateliês em virtude do bom envolvimento que tiveram com a Calçados Beira-Rio e com a Mapello. “A Mapello tem plano de metas de execução em semestres, e deve-se alcançar o máximo de operação em um ano e meio com mais de duzentos empregados”, destaca.


Os objetivos são dar boas condições para que esta e muitas outras sistemistas que possam vir, se desenvolvam em Venâncio Aires, para que o município seja novamente forte no setor calçadista, como era há 20 anos atrás. “Resgatar isso traz mais oportunidade aos jovens e trabalhadores de agora e principalmente, a todos os trabalhadores que ficaram ociosos devido o incêndio ocorrido no início do ano. Vamos consolidar novamente um polo calçadista e aumentar o poder de compra e fazer a roda da economia girar”, fala Soares.


Novidade no setor fumageiro

Em entrevista com Soares na manhã da última quarta, 2, recebemos a informação de que uma empresa do setor fumageiro, que já possui sede em Venâncio Aires e unidades em outras cidades, tem a intenção de concentrar seu faturamento na Capital do Chimarrão, ampliando em mais de 40 milhões. Soares explica que isso é muito bom para a cidade, pois repercute em incremento no retorno do ICMS e resulta em mais dinheiro no caixa para os próximos anos. O acréscimo de valor será em torno de 600 a 700 mil. E em contrapartida, a empresa pede que parte desse valor seja devolvido a eles.


Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio

Fonte: Portal Guia Venâncio

buscar