Notícias
Município prevê criação de ecossistema e Fundo Municipal de tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico pós-pandemia
09/07/2020 às 15h42minTecnologia e Inovação foi tema da última reunião setorial que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, e abriu discussões para a live que ocorre à noite, a partir das 19h. Mais de 50 pessoas envolvidas no setor, como representantes sindicais, empresários do município e da região e integrantes do Sebrae/RS, participaram do debate por meio da reunião virtual, entre eles o Administrador de empresas, consultor de Gestão, MBA em Ecossistemas de inovação, Articulador do Movimento Promove de Lajeado, Albano Mayer; Gerente da Regional do Sebrae/RS Vales do Taquari e do Rio Pardo, Liane Klein; e representantes do Executivo, o Prefeito Giovane Wickert; o Secretário Municipal de Fazenda, Eleno Stertz; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, entre outros agentes ativos do setor.
Esta é a última reunião que integra o Plano Municipal de Recuperação da Economia Pós-Pandemia. Outros debates sobre os setores serviços, comércio, indústria, turismo e desenvolvimento rural já foram realizados e servirão para a construção do documento que irá organizar, incentivar e por em prática ideias e ações para o fomento do desenvolvimento econômico no município.
De acordo com o Prefeito Giovane Wickert, o objetivo é fomentar a área que vem se destacando nos últimos meses. “A construção deste Plano projeta para os próximos 20 anos, até 2040, o fomento, a atração e a inovação e tecnologia, tendo em vista que esta área está presente neste grande momento que estamos vivendo, período este que ativa novas ferramentas. Vamos construir o Plano de Recuperação Pós-Pandemia e colocá-lo em prática“, destacou o Gestor.
A ideia para o setor é criar um Ecossistema de Inovação e Tecnologia – EITEC Movimento 4.0, que consiste em uma rede interligada de atores, espaços, políticas e ações capazes de estimularem a interação e cooperação em prol da área, estimulando a criatividade para impulsionar o desenvolvimento econômico. Os participantes, sendo eles, empresários, instituições de ensino, empresas, profissionais da área, protagonizam e atuam em espaços identificados por associações, universidades, empresas e no município. Desta forma, integrando as cadeias de serviço, indústria e comércio, fomentando as novas ideias, apoiando iniciativas. “Queremos desenvolver uma ação através da atividade empreendedora, com objetivo de ter a condição de incluir Venâncio Aires neste projeto inovador e sustentável“, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares.
As ações para consolidar o projeto de Ecossistema de Inovação e Tecnologia, prevê a realização de eventos, seminários, entre outros, para mobilizar os atores envolvidos, consolidar o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação – FUNDETI, criar a Lei Municipal de Tecnologia e Inovação, entre outras atividades para fortalecer o mercado.
Após a coleta das ideias, uma síntese do projeto para o setor, será apresentada no início da noite, em live, a partir das 19h, na página da Prefeitura no Facebook. O bate-papo, ao vivo, com a participação da comunidade, terá a presença do Prefeito Giovane Wickert; secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares; o Administrador de empresas, consultor de Gestão, MBA em Ecossistemas de inovação, Articulador do Movimento Promove de Lajeado, Albano Mayer; Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, coordenador do Pacto Alegre, Luis Carlos Silva Filho.
Na última semana foram discutidas iniciativas a curto, médio e longo prazo para o setor do Desenvolvimento Rural.
Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA
Créditos dos textos: Camila Sehn - AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias