Notícias

Municípios com Decreto de Situação de Emergência debatem novas medidas para homologações efetivas da Defesa Civil e Governo Federal

18/02/2020 às 08h35min

 Prefeito em Exercício, Celso Kramer, participou de reunião dentro da programação da Assembleia de Verão FAMURS, na última quinta-feira, 13, onde foram debatidas as perdas e a totalidade de municípios que decretaram Situação de Emergência pela falta de chuvas desde o final de 2019.


No encontro a Secretária Estadual de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, divulgou os 13 Municípios que tiveram a homologação da solicitação do decreto a partir da avaliação do Comando Geral da Defesa Civil e que receberão os recursos do Governo Federal. Venâncio Aires não está nessa primeira relação devido às normativas prioritárias dentro do que a Defesa Civil entende e caracteriza como Situação de Crise. Desta forma, novas informações foram solicitadas para complementar o relatório emitido em janeiro.

 
De acordo com o Chefe do escritório Municipal da Emater Ascar, Vicente João Fin, no último relatório emitido no início deste mês, os prejuízos ultrapassam os R$ 50 milhões de reais, atingindo fortemente a economia de Venâncio Aires e o escoamento da produção agrícola para o Estado.


Todos os Prefeitos participantes deste encontro decretaram situação de emergência em seus municípios. E para muitos, o tempo já corre contra, visto que as perdas são irreversíveis e a falta destes recursos impacta no auxílio imediato aos produtores rurais. Para pontuar todas as novas reivindicações os Gestores elaboraram uma relação de necessidades para que seja apresentada em uma nova reunião na FAMURS com a presença de um representante da Defesa Civil, onde serão debatidos.


Segundo o Prefeito em Exercício, Celso Kramer, “é de suma importância o debate sobre a situação dos Municípios. Muitas perdas irrecuperáveis, um verdadeiro caos. É necessário que as regiões que não tiveram seus decretos homologados, sejam novamente avaliadas com o envio de informações complementares. Venâncio Aires tem prejuízos que fazem deste ano um dos piores para a agricultura”, ressalta.


Compuseram a mesa, o Presidente da FAMURS, Eduardo Freire (Prefeito de Palmeira das Missões), a Prefeita do Município de Cristal, Fábia Richter, o Coordenador Técnico da FAMURS, Mario Nascimento, a Secretária Estadual de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker e o Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura, Erly Teixeira.


Créditos das fotos: Leandro Osório

Créditos dos textos: Leandro Osório

Fonte: AI PMVA

buscar