Notícias

Nota Oficial da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires sobre Vacinação

07/02/2021 às 12h27min

Em relação a vacinação contra a Covid-19, a Administração Municipal de Venâncio Aires informa que está seguindo rigorosamente as resoluções 07 e 09/21, elaborada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. As duas notas técnicas resumem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde e estabelecem como público-alvo desta etapa da campanha:


a) Povos indígenas aldeados.

b) Idosos residentes em Instituição de Longa Permanência e pessoas com deficiência moradoras de residências inclusivas.

c) Trabalhadores da área da saúde.


Cabe ressaltar que, entre os trabalhadores da área da saúde, o Estado estabelece ordenamento prioritário dividido em 12 grupos, que vão desde equipes de vacinadores volantes, trabalhadores em UTIS e CTIs Covid, até profissionais de saúde liberais e de estabelecimentos comerciais de saúde que não tem atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos.


O Artigo 3 da nota técnica orienta ainda que “apenas municípios que já atingiram 100% do público-alvo da primeira fase e tiverem doses remanescentes é que poderão avançar para a vacinação de idosos acima de 60 anos acamados e um cuidador por domicílio”. O que não é o caso de Venâncio Aires, que até o momento recebeu 1.140 doses, capazes de vacinar apenas o público idoso institucionalizado e 60,68% do total de trabalhadores da área da saúde.


O governo municipal não é responsável pelo estabelecimento dos critérios se vacinação e, inclusive, questiona as prioridades dos grupos vacinados. Entretanto, como ente de uma federação e integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), nos cabe apenas cumprir com rigor e responsabilidade os grupos destinados pelos governos Federal e Estadual.


Confiamos na credibilidade da nossa área de imunizações e cada denúncia ou questionamento sobre pessoa vacinada em nosso município é verificada, sendo que nenhuma discrepância com os critérios estabelecidos foi encontrada até agora.


Por fim, reiteramos que, desde o início da pandemia, 5,34% da população venâncio-airenses já foi contaminada e 42 óbitos foram registrados. A doença é grave e a pandemia ainda está longe de terminar. Nosso compromisso com a saúde nos obriga a tais esclarecimentos, bem como a reforçar a importância da prevenção, do uso da máscara e do controle de aglomerações.


Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio

Créditos dos textos: Daiana Nervo - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar