Notícias
Prefeito esclarece medidas a partir de Decreto Estadual
20/03/2020 às 16h57minO Prefeito Municipal Giovane Wickert, se posicionou na tarde desta quinta-feira, 19, em coletiva de imprensa, para realizar alguns esclarecimentos a nível Municipal, sobre algumas medidas que estão sendo decididas pelo Governo do Estado em questão da prevenção do surto de Coronavírus. No final da manhã, o Governador Eduardo Leite publicou um Decreto de situação de calamidade pública, aonde determina a proibição de serviços privados não essenciais, e fechamento de centros comerciais, exceto importantes setores como por exemplo farmácias e supermercados. A partir disso, gerou certa dúvida entre associações, sindicatos, e setores de como prosseguir nesta situação.
O Gestor realizou contados com prefeitos de outros Municípios, com o Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Rafael Barros e com o Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Dudu Freire, para ter um entendimento do que será realizado, tendo em vista, que todos as cidades devem realizar a mesmo ação. “Não adianta Venâncio se recolher, e o Município vizinho manter aberto o comércio e os serviços, isso faria com que pessoas realizassem o deslocamento para compra de utensílios. Assim, futuramente, poderia haver queda na economia. Tive contato com a Empresa Alliance One, e lá vão trabalhar em Home Office, reduzindo o número de funcionários. Vamos realizar o Decreto Municipal amanhã e se adequar as ordens estaduais, de redução de serviços ou fechamento”, avaliou o Prefeito.
O Gestor vai aguardar o prazo de 24 horas para que informações precisas e pontuais sejam comunicadas, tanto da Amvarp e da Famurs, para não haver má interpretação pela maioria dos Prefeitos. A Prefeitura de Venâncio Aires, juntamente com as entidades, associações, e serviços estão realizando reuniões para discutir formas de prevenir a expansão do vírus, com medidas a serem tomadas em conjunto.
Nesta tarde, o Executivo realizou reunião com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) e com os proprietários de academias.
Nesta sexta-feira, 20, será realizada uma reunião na Prefeitura de Venâncio Aires, a partir das 8h, coordenada pelo Gabinete em Crise de Saúde, aonde que entidades participam. E também, estará aberto o Centro de Atendimento Respiratório, nos Pavilhões São Sebastião Mártir. A ação ocorre de segunda a sábado, das 07h30min até às 11h30min e das 13h até às 17h.
Créditos das fotos: Leandro Osório
Créditos dos textos: Camila Sehn
Fonte: AI PMVA
buscar
Categorias