Notícias
Prefeitura de Mato Leitão implementa a nota fiscal eletrônica e o Portal do Cidadão
12/11/2021 às 10h14minA partir de janeiro, a Administração Municipal vai oferecer dois novos serviços às empresas e cidadãos de Mato Leitão: a nota fiscal eletrônica de serviços e o Portal do Cidadão. Os sistemas estarão disponíveis em abas específicas dentro do site da Prefeitura (www.matoleitao-rs.com.br). O lançamento oficial dessas ferramentas ocorrerá na noite de hoje, às 19h, em evento que será realizado na Seubv.
De acordo com a secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt, as mudanças garantem a modernização e mais agilidade para os processos, beneficiando tanto as empresas quanto as pessoas físicas. Além disso, ela ressalta que a implantação da nota fiscal eletrônica de serviços já era uma demanda dos empreendimentos.
“Hoje as notas são feitas em talões manuais e alguns clientes das nossas empresas já não estavam mais aceitando esse formato. Além da necessidade, também vai reduzir os custos com a impressão desses blocos e vai tornar mais rápida a emissão do balanço de serviços por parte do Setor de Tributos”, relata. A data limite para as empresas migrarem para esse novo sistema é 30 de junho do ano que vem.
Em relação ao Portal do Cidadão ela explica que será um espaço para que os munícipes possam consultar a situação tributária e acessar guias para pagamentos de impostos, como a do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), taxa de coleta de lixo, alvarás, serviços de máquinas e outros. “Com essa alteração, eles não precisarão mais se deslocar até a Prefeitura para solicitar esses documentos”, comenta.
Marlise ainda informa que no Portal do Cidadão as empresas também poderão requerer a emissão da certidão de débitos municipais. Para fazer a implantação do Portal do Cidadão e da nota fiscal de serviços eletrônica, o Executivo fez um investimento de R$ 3,8 mil. Além disso, a Prefeitura desembolsará um valor mensal de R$ 2.150 para a manutenção dos dois sistemas.
“Para as empresas, essas mudanças estão sendo feitas por necessidade. É uma demanda porque os clientes delas já não estavam mais aceitando notas fiscais manuais. E, para os munícipes, o objetivo é facilitar e modernizar o serviço, tornando ele mais acessível.”MARLISE VIVIANE DE BITTENCOURT – Secretária de Finanças
Primeiro acesso
• Para acessar pela primeira vez o Portal do Cidadão, o usuário precisará informar, no site, o número de CPF e criar uma senha. Tudo será feito por meio eletrônico, sem a necessidade de se deslocar até a Prefeitura.
• No caso da nota fiscal eletrônica, a empresa prestadora de serviços precisará fazer um pedido de adesão no qual, além de solicitar a senha de acesso, vai preencher um cadastro. Esses dados serão enviados para a Prefeitura, que fará a triagem e será responsável por liberar o acesso. Todo o processo também acontece de forma on-line.
Evento
• Além do lançamento do Portal do Cidadão e da nota fiscal de serviços eletrônica, a Prefeitura, em parceria a Associação Comercial e Industrial (ACI), realiza na noite de hoje, a partir das 19h, um evento na Seubv para a divulgação da nova edição da campanha Sua Nota Vale Prêmios.
• Também será anunciada a programação natalina para este ano e serão abordados assuntos relacionados à Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e à Exposição Estadual de Orquídeas, evento que ocorre em dezembro, em Mato Leitão.
Créditos das fotos: Taís Fortes - Jornal Folha do Mate
Créditos dos textos: Taís Fortes - Jornal Folha do Mate
Fonte: Jornal Folha do Mate
buscar
Categorias