Notícias

Prefeitura de Venâncio projeta arrecadar 50% do IPTU com pagamentos em cota única

04/02/2022 às 10h28min

Os contribuintes de Venâncio Aires podem garantir até o dia 10 de fevereiro os descontos máximos para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. A expectativa da Secretaria Municipal de Fazenda é de arrecadar até o dia 10, pelo menos 50% do valor total projetado para o tributo. Atualmente pouco mais de 10% já foram arrecadados com o pagamento em cota única (dados até segunda-feira, 31).


A projeção é de arrecadar no ano R$ 27,1 milhões com IPTU e a Taxa de Coleta do Lixo. Deste total, R$ 2.932.130,00 já foram arrecadados. No total, 30.811 economias são contabilizadas para pagamento do tributo. Cerca de 15%, ou seja 4.652, já quitaram os valores. “Tradicionalmente, metade dos contribuintes faz o pagamento do IPTU e Taxa de Lixo em cota única. A expectativa é de manter esse percentual em 2022, apesar do momento econômico,” destaca a assessora da Secretaria da Fazenda, Cleni Schabbach.


IPTU 2022

Com descontos relativos aos programas Bom Pagador e IPTU Verde, o pagamento à vista do IPTU pode chegar a 25%. Em cota única, com desconto de 2%, a quitação tem prazo até 10 de fevereiro, oportunizando outros 8% para os contribuintes que não tenham débitos com o município, além de percentuais variados para quem participa do programa que estimula proprietários de imóveis urbanos a adotar práticas sustentáveis.


Para quem não puder aderir aos descontos do pagamento à vista, a Prefeitura oferece parcelamento em até oito vezes, com vencimentos nos meses de março a outubro de 2022. As guias para pagamento do tributo em cota única podem ser retiradas pelo site da Prefeitura,  www.venancioaires.rs.gov.br. Já os documentos para para pagamento de forma parcelada estarão disponíveis no site a partir do dia 14 de fevereiro, entretanto os carnês também serão entregues pelos Correios nas residências.


Para acessar os documentos no site para o pagamento é necessário registrar o CPF ou CNPJ do dono do imóvel.


Créditos das fotos: Divulgação - Jornal Olá

Créditos dos textos: Jornal Olá

Fonte: Jornal Olá

buscar