Notícias

Preparativos a mil para a 43ª Festa Municipal do Colono

11/07/2022 às 09h01min

Nos dias 30 e 31 de julho, a Associação Recreativa e Esportiva Bom Humor, de Linha Cecília, recebe o público em mais uma Festa Municipal do Colono. A 43ª festa estava prevista para o ano de 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19.


As festividades começaram ainda no mês passado, com a escolha da corte desta edição do evento. A Garota Teuto-brasileira Manuela Canabarro Ehlert e as princesas Daiana Kaulfuss, Gabriela Eichler e Camile Schuch representam a comemoração da retomada.


Para o presidente da comunidade receptiva, Inácio Becker, a expectativa é de um grande público. “A torcida é para o tempo ajudar, sem chuva, para que as pessoas venham prestigiar e se divertir na nossa festa”, afirma.


Além dos shows musicais, apresentações artísticas e o almoço no domingo, outra tradição que está sendo preparada é a gincana entre as comunidades que realizam a Festa Municipal do Colono. Responsável pelas atividades, Vânia Leismann comenta que a ideia deste ano é trazer novidades e aproveitar da melhor forma o tempo para a realização dos desafios. Cada tarefa proposta valerá pontos e a comunidade com maior pontuação será a vencedora. O prêmio é de um salário-mínimo, dividido entre as equipes participantes com um percentual maior para o primeiro lugar.


Também estarão as opções de entretenimento brinquedos gratuitos e exposição de artesanato, máquinas e implementos.


HISTÓRIA

A Festa Municipal do Colono é realizada anualmente em um rodízio entre a Associação de Leitura, Canto e Jovialidade, de Linha Andréas; Associação Esportiva e Recreativa Teresinha (Aert), de Vila Teresinha; Associação Esportiva e Recreativa Santo Antônio, de Linha Santana; Associação Esportiva Duvidosa, de Linha Duvidosa; e Associação Cultural Bom Humor, de Linha Cecília. A cada ano, uma das comunidades é a responsável pela organização e execução das festividades, que conta com a participação das demais.


Quando foi criada, a Festa do Colono era feita juntamente com Mato Leitão. Porém, desde 1992, Linha Cecília entrou no grupo e o município vizinho realiza o próprio evento. Com o passar dos anos, muitas conquistas foram alcançadas e feitas mudanças na estrutura física das sedes das comunidades. A associação anfitriã desta edição tem 126 anos de fundação e sediou a última festa em 2015. Uma das conquistas, segundo Becker, foi o ginásio, inaugurado no centenário da comunidade. Recentemente, em 2020, foi trocado todo o piso do local, com a substituição do parque por piso cerâmico.


PROGRAMAÇÃO

30 de julho

13h – Abertura das exposições e cerimonial

14h – Reunião dançante com Musical Energia

14h – Gincanas

21h – Boate Flash Back no salão com Áudio Som, Rodado 15, Nelsinho DJ e Fernando Fengler. Ingresso R$ 10


31 de julho

10h – Abertura das exposições e gincanas

11h – Apresentação do GDFA Infantil Grunner Jäger

11h30min – Almoço colonial com churrasco. R$ 30 por pessoa

13h – Os Hermanos

17h – Danúbio Azul

19h30min – Boate com Áudio Som

22h – Encerramento


Créditos das fotos: Cassiane Rodrigues - Folha do Mate

Créditos dos textos: Cassiane Rodrigues - Folha do Mate

Fonte: Jornal Folha do Mate

buscar