Notícias
Primeiro Município a implantar Simi, Venâncio é case no Cisvale e Amvarp
30/05/2020 às 23h11minEm assembleia realizada nestasexta-feira, 29, do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o combate ao Coronavírus esteve entre os assuntos mais discutidos pelos representantes municipais da região. A preocupação com a disseminação do vírus é unânime. Para tanto, o Sistema de Mapeamento Inteligente, que Venâncio vem implantando nos últimos dias a partir de uma parceria com a Imply, foi apresentada aos demais municípios pelo presidente da empresa, Tirone Ortiz, e pelo gerente de operações, Gabriel Bulsing. O objetivo é ampliar o sistema para as demais cidades do Vale do Rio Pardo através de uma compra conjunta e assim ter um maior número de pessoas mapeadas para frear o contágio do Coronavírus.
Venâncio Aires, por ser o primeiro Município do Estado a implantar a ferramenta Imply Saúde foi apresentado como case no encontro das lideranças regionais. Em uma semana de implantação, que contou com adaptações no sistema e ainda está em aperfeiçoamento, a plataforma já registra o cadastro de 1,8 mil cidadãos venâncio-airenses. Além disso, são 72 estabelecimentos já cadastrados, entre academias, órgãos públicos, indústrias; que realizam em média 900 check-ins diários. O número expressivo se deve ao fato de que a mesma pessoa pode registrar diversas entradas e saídas de locais diferentes ao longo do seu dia.
Somente nesta sexta-feira, 29, pessoas de diferentes municípios realizaram check ins em estabelecimentos do município, como de Boqueirão do Leão, Santa Cruz, Lajeado, Cachoeira, Porto Alegre, Santa Clara do Sul; ou seja, circularam na cidade. Os registros são importantes para mapear onde e com quais pessoas um possível infectado – que pode em seguida testar positivo para a doença – com quem contato e onde circulou. Com isso, a estratégia de controlar a disseminação se torna mais fácil e ágil, já que as informações são recebidas pela Secretaria de Saúde.
Na ocasião, o Chefe do Executivo da Capital do Chimarrão, Giovane Wickert, explicou que a iniciativa visa mapear tanto clientes como também funcionários dos estabelecimentos. Além disso, o uso em indústrias e empresas maiores possibilita o funcionamento com 100% da capacidade de colaboradores. Em bares, por exemplo, a capacidade de público também pode ser ampliada, além dos 20% previstos a partir do total de público que consta no APPCI. De acordo com o Decreto Municipal, o local que fizer uso da ferramenta poderá solicitar a reavaliação do Setor de Posturas.
O cidadão pode utilizar a ferramenta através do aplicativo Imply Cidadão que pode ser baixado no Play Store e ao chegar no estabelecimento abrir o aplicativo e presentar o QR Code ao atendente, ou então aproximar a câmera do celular no QR Code do estabelecimento ou ainda fornecer o número do CPF ao entrar em um estabelecimento.
Créditos das fotos: Vanessa Behling - AI PMVA
Créditos dos textos: Vanessa Behling - AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias