Notícias

Projeto ‘Bairro: Nosso espaço, nossa responsabilidade” é homenageado na Câmara

06/11/2019 às 14h45min

Indicação é da vereadora Helena Beatris da Rosa
Projeto desenvolvido em 2017 por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Indicação da vereadora Helena Beatris da Rosa foi destaque na sessão ordinária de segunda-feira, 04.


“Bairro: Nosso espaço, nossa responsabilidade” é o nome do projeto homenageado no Plenário. Ele foi desenvolvido pela professora Karine Weslling e o aluno Matheus de Freitas. O projeto que começou no chão da sala de aula da escola localizada no bairro Francisco Xavier ganhou destaque no Brasil e, também, na América Latina.


Karine e Matheus participaram da 2ª Edição Internacional e quarta Edição Nacional da “La Feria Cientificia-Tecnológica no Paraguai’. Na feira eles receberam o 1° lugar em uma categoria voltada aos estudos que envolvem as ciências sociais. Além da colocação, o projeto também foi credenciado para outro encontro educacional, o “Encuentro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación” que será sediado no México. Antes, o projeto também foi apresentado na Argentina. Ou seja, encantou os olhares de avaliadores de muitas nacionalidades e pode ser contado e exposto muito além da nossa língua, garantido assim a vaga pra diferentes lugares do mundo.


De acordo com os autores do projeto, Karine e Matheus, as obras e melhorias que acontecem no bairro onde a escola está situada foi o motivo e a inspiração para criação do projeto. O objetivo era abordar a responsabilidade do espaço em que todos vivem. Dessa forma, o bairro onde fica a escola, que está em expansão e é onde ocorrem obras na pavimentação, despertou curiosidade dos alunos. Assim, a professora iniciou o debater dentro da sala de aula sobre o impacto e a importância da transformação do espaço em que vivemos.


Com alegria, o aluno Matheus, filho de Marisandra de Freitas, destaca que participar da Feira no Paraguai é mais do que uma oportunidade de compartilhar mas sim de conhecer novas culturas e seu povo.  Para ele, além do projeto, ficou muito feliz em apresentar o chimarrão para os estrangeiros durante a feira, o símbolo da nossa cidade. A professora Karine considera de extrema emoção a oportunidade de levar o conhecimento e aquilo que ela faz em sala de aula adiante para tantas outras pessoas.


E como vai adiante, não é mesmo? Com o inicio lá em Novo Hamburgo, passando pela Argentina, Paraguai e agora com parada obrigatória ano que vem no México. Mais uma vez, a educação mostra por si só o seu poder de transformar vidas e nos ensina que é somente por meio dela que construiremos um lugar mais justo e possível de existir.


Colaboração dos assessores da vereadora.


Créditos das fotos: Divulgação

Créditos dos textos: Giuliane Fortes

Fonte: Câmara Municipal de Venâncio Aires

buscar