Notícias
Ressecamento labial: Baixas temperaturas e uso de máscaras podem ser agravantes
24/05/2021 às 17h35minA necessidade constante do uso da máscara durante a pandemia esconde um dos cuidados faciais mais importantes e geralmente esquecidos, a hidratação labial. A médica dermatologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Francine Costa, lembra que a atenção com esta parte do corpo deve ser redobrada.
“É importante hidratar os lábios antes de dormir, após escovar os dentes ou nas oportunidades que estiver sem a máscara. A aplicação deve ser feita sem moderação, várias vezes ao dia”, diz.
Pesquisa feita no ano passado pelo Instituto Insites, no Reino Unido, mostrou que 66% das pessoas que usaram a máscara por mais de uma hora declarou sentir a pele da boca mais seca, e 81% dos entrevistados relatou maior necessidade de hidratar a região. A especialista Francine comenta que o ressecamento extremo dos lábios pode causar a queilite, uma inflamação da semimucosa com uma aparência avermelhada, descamativa e rachada.
“A queilite pode surgir devido ao ressecamento, dermatite atópica, dermatite alérgica ou de contato, como por exemplo, pelo contato da pasta de dente. E lábios muito ressecados podem criar feridas que facilitam o retorno do herpes em pessoas que já tiveram outros episódios da infecção viral ou favorecem os não infectados a se infectarem”, explica.
Além do uso contínuo da máscara, outro fator que provoca o ressecamento e a sensação de boca seca, são as baixas temperaturas. Conforme a especialista, os lábios são muito sensíveis ao frio, ao vento e a água quente e merecem uma atenção especial nesta estação.
“É preciso ter uma rotina de hidratação labial com bálsamos ou lip balms, procurar usar batons hidratantes e evitar os de formulação matte. Além disso, evitar lamber os lábios, pois a saliva os ressecam, e beber água auxilia diretamente na hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios”, orienta.
O lip balm, segundo ela, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento, e alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E. Já a manteiga de cacau forma uma barreira de proteção contra o frio e o tempo seco, porém, possui pouca eficiência na hidratação.
Créditos dos textos: Fernanda Calegaro
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção RS
buscar
Categorias