Notícias

Rotas do Ponto do Pedal somam mais de 350 quilômetros

27/05/2021 às 16h06min

A tarde ensolarada da quarta-feira (26) combinou bem com o ato de inauguração do projeto Ponto do Pedal de Venâncio Aires. A programação aconteceu junto ao Ponto Zero, um dos oito pontos iniciais que integram a proposta, localizado na praça evangélica Henrique Bender. “Temos no nosso plano de governo, uma palavra muito importante, desenvolvimento. O que estamos inaugurando hoje é mais do que isso, estamos falando em cicloturismo, que mais do que desenvolver o turismo, desenvolve educação, saúde, economia. O projeto Ponto do Pedal é um sonho que já estamos realizando”, disse o prefeito Jarbas da Rosa, ao ressaltar a força que o ciclismo ganhou na Capital do Chimarrão. No ponto inicial, é possível acessar por QR Code os oito roteiros para pedal, que juntos somam cerca de 357 quilômetros, sendo a maioria de estrada de chão, pelo interior do município.


O projeto vai espalhar estruturas de apoio a ciclistas pelos principais pontos de turismo de Venâncio Aires, com bancos, mesas, alguns terão água e compressores para pneus. Até o momento, três locais já estão definidos, sendo que além do Ponto Zero, já estão prontas as estruturas na Figueira Centenária, em Vila Deodoro, e em Linha Brasil, próximo ao Balneário Paraíso. Até o final do ano, devem estar prontas 12 estruturas, do total de 30 que estão previstas. “Mas a gente pode avançar ainda mais. Podemos fazer rotas intermunicipais, ligando os pontos turísticos dos municípios, com rotas para os ciclistas de toda a região”, disse o prefeito.


As rotas sugeridas que são acessadas pelos códigos na praça, estabelecem percursos que vão de 30 a 60 quilômetros, podendo ser praticadas por ciclistas profissionais, amadores e até mesmo pra quem está iniciando no esporte”, destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti. Responsável pela equipe que colocou o projeto em prática, o secretário também agradeceu ao prefeito por ter apostado na ideia e dado todo o suporte para que fosse implantado. Também participaram do ato de inauguração, a vice-prefeita Izaura Landim, a primeira-dama Janete da Rosa, a gerente do Sesc Diane Lacerda Araújo, secretários municipais, vereadores, o casal modelo das peças publicitárias do projeto Viviane e Marcelo Fonseca, integrantes do grupo Pedal Trilheiro, além do presidente das Aturvarp (Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo), Djalma Markuartd e a vice-secretária Adriane Gonçalves.


PARTIU NATUREZA – Desde o sábado, 22, está valendo o desafio Partiu Natureza Ponto do Pedal, promovido pelo Sesc para marcar a inauguração do projeto. A programação que tem o apoio do grupo Pedal Trilheiro e da loja Arly Bikes, integra as comemorações de 130 anos de Venâncio Aires e desafia os ciclistas a cumprirem alguma das oito rotas sugeridas até o dia 3 de junho. Além de camisetas, os participantes também estarão concorrendo a diversos brindes.


Créditos das fotos: Lillian B. Henckes - AI PMVA

Créditos dos textos: Lillian B. Henckes - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar