Notícias

Santa Emília e arredores: Melhorias nas estradas, saúde e educação mudam a rotina dos moradores do 4º Distrito

04/03/2020 às 09h50min

A comunidade de Santa Emília pode ter uma boa notícia nos próximos dias. Encontra-se em fase final para liberação no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE o financiamento do projeto da Prefeitura de Venâncio para pavimentação asfáltica de 1,329 quilômetros do Travessão Rüdiger, que liga Santa Emília e a VRS-816 (Estrada Elvino José Ferreira).


Com a assinatura do contrato da Prefeitura e Banco – que deve ocorrer ainda em março-, a etapa seguinte será a abertura do processo licitatório, com escolha da empresa que executará a obra. Com isso, a expectativa é de que o asfaltamento do trecho inicie em meados de maio/junho. O investimento é de quase R$ 2 milhões, sendo quase R$ 400 mil são de contrapartida do Município.


Enquanto esta obra não inicia, o 4º Distrito tem recebido a atenção da equipe da capatazia, liderada por Orlando Wacholz, e reativada em 2017. Nos últimos dias, as máquinas têm atuado na estrada geral de Linha 17 de Junho e nos próximos dias chega a Travessa Rüdiger. Recentemente foram feitas melhorias nas estradas de Monte Belo, Linha Duvidosa, 25 de Julho, Linha Lucena. Os atendimentos também se estendem as localidades de Olavo Bilac, Linha Salto e Linha Cecília; com serviços de patrola, retroescavadeira e caminhão, fazendo o alargamento das estradas, limpeza das valetas, roçadas, colocação e recuperação de bueiros e cargas de brita. Nos dois primeiros meses deste ano, as estradas do Distrito já receberam oito cargas de brita, quatro de saibro e duas de rejeito asfáltico.

Morador de Linha Lucena, Altamir da Silva, ressalta: “Moro há cerca de dez anos nesta localidade e este é o primeiro ano em que a estrada está em boas condições de trafegabilidade. Ela nunca esteve em tão boas condições, pois melhorou 100%. Antes não tinha como andar nem de carro e nem de moto, só de carroça.”


Além disso, na localidade também já foi feito o trabalho de recuperação de quatro paradas de ônibus e construído um abrigo novo, nas proximidades da entrada do antigo Balneário São João. Já de recursos provenientes do IPTU, que passou a ser aplicado nas comunidades onde foi arrecadado dentro das diretrizes do Governo do Prefeito Giovane Wickert, foi feita a canalização em frente a escola, com colocação de 55 canos e terraplanagem, ampliando o recuo para o ônibus escolar dando mais segurança para os estudantes, e também foram instalados quebra-molas e feita a pintura de faixas de segurança no asfalto.


Santa Emília também recebeu a 2ª edição do projeto Caravana Pé na Estrada no dia 29 de abril de 2017. Na ocasião foi feita a entrega de uma academia ao ar livre, instalada ao lado da igreja a partir de emenda parlamentar do Deputado Henrique Fontana.


Empreendimento importante no segmento da proteína do estado, o Frigorífico Kroth na comunidade desde 1956 tem despontado nos últimos quatro anos. Com a ampliação da estrutura, aumentou exponencialmente a capacidade de abate, ampliando área de entrega, comercialização e mão de obra.


Para dar mais agilidade ao serviço de inspeção e garantir a qualidade dos produtos e a comercialização em todo o território nacional, o Frigorífico deve contar a partir dos próximos dias com um médico veterinário através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Atualmente, o profissional que atua na indústria de carne é cedido pelo Município ao Estado, que é responsável pela regulação do serviço. Ao conquistar a habilitação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o Município poderá fazer a inspeção direta dentro dos frigoríficos.


Saúde

Desde 2019, o Posto de Saúde da comunidade passou a contar com a presença de uma enfermeira 30 horas semanais, permitindo a realização diária de serviços de enfermagem, como coleta de pré-câncer, que antes era realizado apenas uma vez por semana. Antes disso, o local contava apenas com técnico de enfermagem. O posto conta com atendimento médico, odontológico, consultas e procedimentos de enfermagem, sala de vacinas. No local são realizados mensalmente cerca de 150 consultas médicas, 140 consultas odontológicas, 25 consultas e 300 procedimentos de enfermagem.


Educação

Pauta antiga da comunidade de Vila Santa Emília o imóvel que abriga a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz agora é oficialmente do Município de Venâncio Aires desde janeiro deste ano.


O imóvel era de propriedade da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) que alugava o mesmo para o Governo do Estado desde a década de 1980. Em 2017, o Município chegou a propor uma permuta a CNEC. A intenção era fazer a doação de um terreno no bairro Aviação, no qual a instituição poderia construir um prédio para cursos em troca do estabelecimento de ensino. Mas a proposta não teve êxito.


Mas, após anos de tratativas e espera, a Administração Municipal desapropriou o local no início deste ano, quando o Prefeito Giovane Wickert assinou o Termo de Imissão Provisória de Posse que garantiu ao Município o direito de uso do prédio. Agora a intenção da Administração Municipal, que está em contato direto com o Estado para definir os próximos rumos, é de construir uma Escola de Ensino Infantil, em parte do terreno e doar o restante para o Governo do Estado, para que possa gerir o espaço e fazer as ampliações e reformas necessárias no local.


Atualmente, no educandário de 95 anos, são atendidos 84 alunos da rede estadual, do 1º ao 9º anos; e 18 do Município, na pré-escola.


Créditos das fotos: Vanessa Behling

Créditos dos textos: Vanessa Behling

Fonte: AI PMVA

buscar