Notícias

Servidores Penitenciários buscam vacinação contra Covid-19

23/03/2021 às 15h14min

Representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul estiveram em audiência na manhã desta terça-feira, 23, com o prefeito Jarbas da Rosa. O objetivo foi pedir apoio para que os servidores penitenciários sejam priorizados na vacinação contra a Covid-19 no Estado. A Amapergs Sindicato representa mais de sete mil servidores penitenciários que atuam em 150 casas prisionais.


Em Venâncio Aires são cerca de 70 servidores penitenciários que reclamam que receberão a vacina só após a imunização dos e 540 apenados da Peva, sendo que são eles quem cuidam da segurança e saem todos os dias para o contato com outras pessoas e seus familiares. “O alastramento do coronavírus entre os servidores também deve aumentar nosso déficit funcional. É uma sobrecarga de trabalho impressionante”, relatou o vice-presidente da Amapergs Sindicato, Cláudio Dessbesell.


O prefeito Jarbas da Rosa mostrou-se sensível a reivindicação ao risco de o sistema prisional entrar em colapso caso a vacinação de servidores penitenciários não seja de fato priorizada. “Infelizmente cumprimos determinações do Ministério da Saúde e Estado. No entanto, vamos levar adiante essa sugestão de inclusão dos trabalhadores penitenciários. É justo que eles se vacinem sim antes mesmo dos presos”, considerou.


Conforme o Conselho Nacional de Políticas Penitenciárias, deveria haver um servidor penitenciário para cada cinco apenados. Mesmo antes da Covid-19, no RS, a proporção estava o dobro, um para cada 10.


Créditos das fotos: Daiana Nervo - AI PMVA

Créditos dos textos: Daiana Nervo - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar