Notícias

Sistema solar vai dominar o mercado mundial de produção energética

24/06/2022 às 09h33min

Que o sistema de produção de energia solar vai ser uma realidade bem próxima dos consumidores, isso não é dúvida para ninguém. Porém, existem alguns detalhes que podem fazer a diferença para quem está em dúvida se o momento de investir na tecnologia é agora ou não.


O diretor da Sysconnect Solar, Luiz Eduardo Carvalho, revela que mercado da energia solar no Brasil, vai mudar, a partir de janeiro de 2023, com a alteração da legislação. “O mercado solar num futuro próximo vai ocupar um grande espaço, isso porque, não existe matriz energética tão barata e fácil, como a energia solar”, cita. Segundo ele, nenhum sistema de energia está avançando tão rápido como o do solar, porque a produção elétrica, da forma que ela é gerada no Brasil hoje – via usinas hidrelétricas e termoelétricas – é muito onerosa e vai ficar ainda cara.


Pelo sistema fotovoltaico, por exemplo, quem vai gerar energia para ter um custo menor, será o próprio consumidor. “Ele vai fazer o seu investimento, que será pago através do financiamento, que substitui, até o retorno do capital aplicado, as despesas com energia elétrica. Depois do período de financiamento quitado, o consumidor começa a desfrutar de um custo de energia elétrica muito baixo”, exemplifica Carvalho.

 
Mais barato agora

Ele explica ainda que o consumidor que fizer o investimento agora terá um sistema mais barato, nesta transição antes de 2023. “Terá algumas vantagens a mais do que se for programar para o ano que vem. É oportuno o consumidor antecipar seu investimento, para poder absorver os seus benefícios até a mudança da legislação”, cita Luiz Eduardo. O consumidor pode muito bem protocolar o seu projeto junto à empresa este ano, assegurando o seu direito dessas vantagens e implantar o sistema ano que vem, mesmo após a alteração da legislação. “Ainda haverá um pequeno período de adequação, desde que o projeto já esteja protocolado junto a concessionária de energia”, observa.


A tendência é que a energia solar seja dominante nos próximos anos a nível mundial, mas cita que se deixar para fazer este planejamento mais adiante, pode encontrar algumas dificuldades. “Um problema que pode acontecer, se optar em deixar para fazer o projeto mais adiante, é encontrar a escassez de produtos no mercado, por causa da alta demanda. A origem da maioria dos componentes para a instalação do sistema é da China e pode vir a aumentar o valor dos produtos”.


Carvalho salienta que o momento requer que os consumidores se planejem e antecipem os projetos. “Sempre existem os riscos de se ter um sistema mais caro, faltarem componentes, e seguir pagando uma conta de luz elevada, que poderia ser ocupada para pagar os investimentos”, sintetiza o diretor da Sysconnect Solar.


Mais informações:

• Sysconnect Solar


• Rua 7 de Setembro, 1134 – Santa Cruz do Sul/RS


• Contato: (51) 3056-3888 ou (51) 99126-4534


• E-mail: [email protected]


• Economia, confiança e sustentabilidade.


Créditos das fotos: Divulgação - Case Marketing

Créditos dos textos: Case Marketing

Fonte: Case Marketing

buscar