Notícias

Sonho alcançado: Comunidade comemora alargamento da Ponte na Linha Coronel Brito

20/02/2020 às 08h29min

 Ontem pela manhã, 18, aconteceu o ato de entrega e conclusão da duplicação da ponte na Linha Coronel Brito. Um pedido de muitos anos da comunidade que causava preocupações diárias com o trecho estreito da Rua Gustavo Büllow, que liga o Bairro Coronel Brito a Linha Ponte Queimada. Para muitos, uma grande conquista e sinônimo de progresso e segurança, principalmente para quem utiliza o trecho, como rota de acesso ao centro Venâncio Aires e perímetro urbano, bem como, para trafegar na ERS-453.


O alargamento da ponte passou de quatro para 6,5 metros de largura, permitindo a circulação de veículos leves e pesados em duas pistas. Antes, o trecho possibilitava apenas a passagem de um automóvel por vez. A obra foi concluída com a construção de bases de sustentação, cabeceiras de concreto, limpeza das margens da via, a colocação de grade para contensão, pintura e a sinalização de ambos os lados. A obra foi toda realizada pela própria equipe de obras da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), sob a coordenação de Lindomar Pereira e cerca de cinco servidores, pedreiros da pasta.


Para o Secretário da SISP, Renato Gollmann, esta é a qualidade profissional, “prata da casa”, prestando serviços à comunidade e concluindo importantes obras no Município. “Tudo com recursos próprios e valor final reduzido. Orgulho de ter pessoas humildes, com determinação, experiência, eficácia e total engajamento com os projetos e desafios propostos”, salienta.


O Vice-Prefeito, Celso Kramer, reforçou a organização da Gestão Pública em resgatar e atender solicitações antigas das comunidades em obras que fazem a diferença na vida diária da população. Já o Prefeito, Giovane Wickert, reforçou a importância do uso de recursos próprios, a redução de custos e tempo de serviço para concretizar a realização de mais um sonho e anseio de mais uma comunidade de Venâncio Aires. “E assim está acontecendo em outros locais, como a Ponte de Linha Andreas, de Linha Julieta, da Linha Olavo Bilac (Corredor dos Macacos) e logo mais na Linha de Arroio Grande, na Comunidade Rio-grandense. A solução está do nosso lado, dentro da SISP. São melhorias que podem parecer pequenas, mas, de muita importância e significância para os moradores que passam aqui todos os dias”, conclui.


Ponte de ligação no bairro Bela Vista sobre o Arroio Castelhano é concluída

Na última sexta-feira, 14, outra importante obra de ampliação foi concluída e entregue à comunidade. Trata-se da ponte liga o Bairro Santa Tecla a Linha Olavo Bilac, na Rua Felipe Henrique Schwingel – mais conhecido como Corredor dos Macacos.


Além da necessidade de alargamento, o objetivo maior desta construção é de dar mais vazão para as águas do Arroio Castelhano que em períodos de chuvas intensas e cheia na cabeceira do rio, ultrapassavam a altura, transbordavam e impossibilitava a passagem de veículos, aumentando em três quilômetros o desvio e acesso à Linha Olavo Bilac. Foram construídas galerias e cabeceiras nas duas laterais e colocados dois canos de dois metros de diâmetro. Para dobrar o tamanho da ponte, foram usadas mais de 1,5 mil pedras de alicerce, além de limpeza e retirada de material, como cascalhos e resquícios de galhos trazidos pela correnteza.


Créditos das fotos: Leandro Osório

Créditos dos textos: Leandro Osório

Fonte: AI PMVA

buscar