Notícias

Trabalho social da Associação Beneficente Batista apresentado na Câmara

21/10/2022 às 09h05min

Valcedir José Porto, presidente da Associação Beneficente Batista, ONG Frutos, como muitos conhecem, utilizou a tribuna na sessão de segunda-feira, 17, para falar sobre o trabalho social que fazem no município. Ele explicou que a sede da ONG fica junto a Igreja Batista da Paz, e que são muitas as ações do grupo. “Ajudamos na enchente do Mariante. Na oportunidade, montamos um QG na comunidade católica de Mariante, onde ficamos por uma semana, levando comida pronta para as famílias, distribuindo roupas, calçados e móveis. Atualmente estamos acompanhando os venezuelanos, não simplesmente distribuindo o material, nós fazemos um acompanhamento destas pessoas, e quando eles já estão caminhando com as próprias pernas, partimos para uma nova família”, explicou.


Valcedir explicou que a grande preocupação hoje é com o projeto chamado Mesa Solidária, em que distribuem alimentos prontos que saem das empresas fumageiras do município. “Temos um contrato em parceria com a ONG Planeta Vivo, em que buscamos o alimento pronto na empresa e fazemos a distribuição nas comunidades. Hoje, a Frutos é encarregada do bairro Vila Rica. Só que com o término da safra de fumo, boa parte dos funcionários é desligada da empresa e a sobra de alimentos fica bem menor. Os alimentos acabam faltando. Isso faz com que a gente precise escolher quem vai receber. Hoje mesmo, tivemos que escolher, levar a comida para casas com crianças e pessoas idosas porque o alimento não era suficiente” lamentou.


Para finalizar, falou de um novo projeto e pediu o apoio dos vereadores para que consigam colocá-lo em prática, que é o Horta Solidária. Explicou que a ONG ganhou uma área de terras em Ponte Queimada, mas que precisam de um valor aproximado de R$ 30 mil para compra de terra, ferramentas, enfim, para montar toda a estrutura. “A ideia é montar kits com os alimentos produzidos no projeto e distribuir para as famílias”.


Créditos das fotos: Divulgação - AI Câmara Municipal de Venâncio Aires

Créditos dos textos: Fernanda Bergmann - AI Câmara Municipal de Venâncio Aires

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Venâncio Aires

buscar