Notícias

Venâncio Contra o Corona: Novas medidas e alertas são emitas pelo Comitê de Saúde

17/03/2020 às 16h31min

Com o decreto em vigor desde ontem, 16, Venâncio Aires mantém o protocolo de diariamente reunir o comitê de saúde, especialmente criado devido a pandemia do Coronavírus, para debater a situação e alinhar o trabalho em busca de achatar a curva de transmissão da doença. Nesta manhã, 17, no Gabinete do Prefeito Giovane Wickert o grupo apontou uma série de medidas, como a orientação as empresas, tanto para que reforcem suas condutas sanitárias, como para que tenham novas ações relacionadas ao convívio dos funcionários, ficando determinado que as pessoas que forem testadas para o Coronavírus e que ficarão de quarentena terão seus locais de trabalho avisados pela Vigilância Sanitária.


A medida é uma forma de auxiliar empresas e funcionários. Atualmente a equipe da Vigilância está coletando material para teste na residência do paciente e este é orientado a não sair de casa e ficar em isolamento respiratório por 14 dias. Para isso, a pessoa assina um termo de responsabilidade e este documento terá uma cópia entregue na empresa onde a pessoa trabalha. O documento serve também como alerta, já que as pessoas que foram testadas para a doença devem ficar em isolamento, conforme os protocolos sanitários. Caso alguma pessoa descumpra, poderá sofrer as sanções previstas em lei, já que coloca em risco à vida comunitária.


As três pacientes, que estão aguardando os resultados dos exames, foram orientadas a permanecerem em casa e assinaram o documento, agora seguem sendo monitoradas pela equipe da Secretaria de Saúde. Para evitar que as pessoas circulem em locais de vulnerabilidade sanitária como postos, hospital e Upa, à busca por auxílio, em caso de suspeita da nova doença, deve ser feita apenas por telefone, através do número 9 97 99 65 70 onde a pessoa passará por um atendimento de técnicos capacitados para definir a necessidade ou não da coleta do exame.


EVITAR HOSPITAL E UPA

A medida de coletar o material para exame em casa é um protocolo mundial com a finalidade de evitar o contágio. Ainda não há nenhum caso em Venâncio Aires positivo da doença, mas conforme o Secretário de Saúde não será possível passar ileso pela pandemia. “Vivemos um momento de muita atenção. Tudo que for possível fazer para que seja possível evitar o contato entre pessoas suspeitas com as demais será feito. Vamos ter casos em Venâncio? Sim. Mas não há motivo para pânico, temos que termos empatia uns com os outros, nos cuidarmos e mantermos o isolamento social possível para que possamos passar pelo coronavírus com menos casos”, afirmou Ramon Schwengber.


MATERIAL DE ALERTA

O Município colocou à disposição de empresas e comércios os materiais didáticos de prevenção da doença. Quem tiver o interesse de utilizar os mesmos podem solicitar com o Setor de Comunicação da Prefeitura, através do telefone 3983 1000 ramal 243.


SERVIDORES PÚBLICOS

Ainda no encontro foi definido que servidores públicos que fazem parte dos grupos de risco devem permanecer exercendo suas jornadas de trabalho normalmente reforçando as medidas de segurança sanitária individual. Enquanto não houver casos positivos no Município, e nem o contágio comunitário, estes servidores deverão permanecer em seus postos de trabalho. Toda medida poderá ser revista a qualquer tempo em caso de alteração do quadro da pandemia. “A manutenção normal do trabalho público é imprescindível em um momento como este, precisamos enquanto funcionários do poder executivo estarmos atento e prontos para auxiliarmos nossa comunidade que sofre com as restrições impostas por esta doença que está assolando diversas cidades e países em todo o mundo. Enquanto for possível manteremos nossa atuação normal, reforçando os protocolos de segurança, como o uso do álcool gel, de ambientes ventilados, de espaçamento entre as pessoas e do não compartilhamento do chimarrão. A bebida símbolo da nossa terra não está proibida, apenas deverá ser consumida de forma individual”, reforçou o Prefeito.


AMBIENTES GASTRONÔMICOS

O Comitê definiu ainda por solicitar que ambientes como restaurantes, cafés e bares reforcem suas medidas de segurança também. Alguns locais já anunciaram um horário de atendimento estendido para permitir que as pessoas não se aglomerem em horários de picos, bem como estão embalando os utensílios depois de higienizá-los para que não haja contato. Também é uma orientação o espaçamento das mesas e cadeiras, evitando assim que as pessoas fiquem muito próximas umas das outras.


EVENTOS E FESTAS PARTICULARES

Conforme o decreto, a orientação do Município é que eventos com aglomerações de pessoas sejam suspensos. Para isso a equipe está orientando para que organizadores de eventos particulares busquem novas datas para suas festividades, evitando assim que sejam realizadas neste período de 30 dias. A definição desta manhã é de que os eventos que se mantiverem serão notificados pela Prefeitura para que transfiram a data de sua realização.


Créditos das fotos: Leandro Osório

Créditos dos textos: Adriene Antunes

Fonte: AI PMVA

buscar