Notícias
Vital comemora Dia Nacional do Doador de Sangue com semana especial
25/11/2020 às 17h15minO sangue, mais especificamente as hemácias dele, são responsáveis pelo transporte do oxigênio em nosso corpo, e para o sangue não existe substituto nem medicamento capaz de ocupar o seu lugar. Por isso, devido sua importância, hoje, dia 25 de novembro, comemoramos o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires homenageia durante essa semana, os doadores voluntários de forma alusiva a data, pois são essas pessoas, que doam sem motivo aparente que ajudam a manter um bom estoque para atender as demandas do Hospital São Sebastião Mártir e seus pacientes.
Conforme explica a enfermeira do Vital, Daiana Keller, esse ano aliados à pandemia e precisando agendar todas as doações, decidiram por fazer uma semana inteira de comemorações para o doador, com decorações no local e brindes que foram arrecadados no comercio local para presentear os doadores do Vital. Daiana ainda conta que em anos anteriores já chegaram a atender mais de 50 pessoas no dia alusivo ao doador, porém as pessoas acabavam esperando muito e nesse ano com os agendamentos fluiu de maneira melhor.
Apesar da data comemorativa, o dia de hoje tem uma importância velada para doadores e pacientes, como conta a enfermeira Daiana: “todo o sangue tem validade, coletamos, processamos e cada produto dele tem um vencimento diferente, a parte vermelha, vale por 35 dias e tudo que for coletado no dia 25 de novembro, vence lá no dia 30 ou 31 de dezembro, então fortalecemos os estoques para os feriadões de final de ano. Existe uma segunda intenção necessária nessa homenagem para os doadores.”
Sobre o período de pandemia, Daiana relata que não passaram por grandes dificuldades nos estoques do Vital, pois no início juntamente com as restrições, houveram reduções no número de pessoas internadas por outras patologias e também uma queda no número de acidentes. E agora, apesar da pandemia ainda não ter acabado, a vida das pessoas já começa a ter um ritmo mais acelerado e precisaram de mais sangue, porém a resposta no número de doadores sempre foi atingida quando necessária e está funcionando bem.
Os pré-requisitos para ser um doador são extensos, de acordo com Daiana. Antes da doação é feita uma triagem para que o próprio doador não tenha riscos para a sua saúde e nem ofereça risco para a saúde dos pacientes. Confira abaixo alguns pré-requisitos básicos que uma pessoa deve respeitar para realizar uma doação de sangue:
• Ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde, alimentado e ter mais de 50 kg;
• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação e ter dormido no mínimo 6h;
• No caso de estar ingerindo medicamentos, cada um tem uma regra especifica, mas no geral, quem estiver fazendo uso de antibióticos, deve esperar 15 dias após finalizar a ingestão;
• Se estiver durante um tratamento, deve esperar o mesmo ser finalizado;
• Se fez tatuagem pelo corpo, deve esperar um ano para realizar doações;
• Caso a pessoa tenha piercing na boca ou na língua, ela não poderá ser doadora, pois o local pode ser uma porta de entrada para infecções e após a retirada do piercing, deve-se esperar um ano;
• Caso a pessoa tenha tido diarreia nos últimos 10 dias, deve aguardar;
• Doenças como HIV, sífilis e hepatite, tornam a pessoa inapta para doações;
• Doenças que são curáveis, necessitam de um tempo de espera para que a pessoa volte a ser doadora, como no exemplo das doenças sexualmente transmissíveis que são curáveis, a pessoa deve aguardar um ano após a cura para voltar a doar;
• Pede-se que a pessoa não tenha feito vacinas por pelo menos um mês antes da doação;
• Caso já tenha recebido uma transfusão de sangue, deverá esperar um ano para voltar a doar. E dependendo do motivo que ocasionou a necessidade da transfusão, como câncer por exemplo, torna a pessoa inapta para realizar doações;
• O intervalo mínimo de doações para homens é de 60 dias, não podendo exceder quatro doações no ano, porém no Vital levam como regra um intervalo de 90 dias, para que o número de doações ao ano feche corretamente as quatro doações;
• Já para mulheres o intervalo é menor, sendo de 90 dias, não excedendo 3 doações no ano, por isso no Vital o intervalo feito é de 120 dias.
Para essa semana e a próxima, o Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires ainda possui horários para agendamento, e a partir de agora a equipe já se organiza para ter um bom estoque nos feriados de final de ano. “Convidamos as pessoas para que façam agendamento e doem sangue porque é de muita importância para quem está hospitalizado. Vamos avisando quando for mais necessário pela nossa página do Facebook, mas sempre é preciso. Todos os dias precisamos de seis a oito pessoas aqui dentro, e estamos conseguindo”, finaliza Daiana.
O horário de atendimento para coletas acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min com agendamentos que podem ser feitos pelo telefone (51) 3712-3647.
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias